› Pictografia
Seja solidário!

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por
parte das criaturas. Ela significa a mais profunda
exteriorização do ideal, a divina manifestação desse
mais além que polariza as esperanças da alma”.

O artista verdadeiro é sempre o médium das belezas
eternas e seu trabalho, em todos os tempos, foi
tanger as cordas mais vibráveis do sentimento
humano, alcançando-o da terra para o infinito e
abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos
corações para Deus nas suas manifestações
supremas de beleza, de sabedoria, de paz e amor.

... O que há de sublime na arte é a poesia do ideal que nos
transporta para fora da esfera acanhada de nossas atividades.
Mas o ideal paira exatamente nessa região extra material onde
só se penetra pelo pensamento, que a vista corporal não pode
varar, mas que a imaginação concebe...”

(O Consolador – Emmanuel)



(...) Sim, o Espiritismo abre para a arte um campo novo, imenso e ainda não explorado, e quando o artista trabalhar com convicção, como trabalharam os artistas cristãos, colherá nessa fonte as mais sublimes inspirações.

Quando dizemos a Arte espírita será um dia a arte nova, queremos dizer que as idéias e as crenças espíritas darão às produções do gênio um cunho particular, como ocorreu às idéias e crenças cristãs, e não que os assuntos cristãos caiam em descrédito, longe disso, mas, quando um campo está respingado, o ceifador vai colher alhures e colherá abundantemente no campo do Espiritismo.

A Doutrina Espírita nos mostra o futuro sob uma luz mais ao nosso alcance; a felicidade está mais perto de nós, ao nosso lado, nos próprios seres que nos cercam e com os quais podemos entrar em comunicação; a morada dos eleitos não é mais isolada: há solidariedade incessante entre o Céu e a Terra; a beatitude já não é uma contemplação perpétua, que não passaria de eterna e inútil ociosidade: está numa constante atividade para o bem, sob o próprio olhar de Deus; não está na quietude de um contentamento pessoal, mas no amor recíproco de todas as criaturas chegadas à perfeição. O mau já não é relegado para fornalhas ardentes: o inferno se acha no próprio castigo. Meu Deus, em sua bondade infinita, deixando-lhe o caminho do arrependimento, deixa-lhe, ao mesmo tempo, a esperança, essa sublime consolação do infeliz.

(Arte e Espiritismo)

PICTOGRAFIA (PINTURA MEDIÚNICA)
Atividade mediúnica onde o médium, sob a influência de espíritos artistas, pintam obras artísticas sobre telas.

PICTOGRAFIA E CARIDADE:
Reconhecemos a nossa pequenez diante da imensidão do planeta Terra e de tanto sofrimento que existe em nosso mundo. Mas queremos muito amenizar a dor do nosso próximo e, assim, a nossa própria.

Estamos tentando fazer a nossa parte. Entre os Projetos assistenciais do Seara de Luz, a Colônia Renascer é, atualmente, nossa maior dádiva, pois por meio dela podemos acolher muitos idosos e deficientes e, assim, aprender o significado da palavra amor ensinado por Jesus.

Como fonte principal de recursos, fomos presenteados por Jesus e pela espiritualidade superior com o trabalho de PICTOGRAFIA (pintura mediúnica).

A pictografia, antes realizada unicamente pela jovem médium DAIANE CRIS, passou a ser também por sua irmã, DANIELE CRISTINA, no ano de 2004. Ambas iniciaram o trabalho aos quinze anos. Embora a tenra idade, apresentam-se munidas de uma responsabilidade tal, que têm impressionado todas as pessoas por onde passamos e com as quais conviveram ao longo desses dezoito meses de trabalho.

Elas pintam sob a influência de vários espíritos artistas, uns já famosos como: Van Gogh, Monet, Renoir, Picasso, Lautrec, Portinari, Rafael, Tarsila do Amaral, e outros menos conhecidos, porém não menos importantes, como: Fred, F.J, Joviel, e Sofia.

Apesar das várias atividades que realizam, inclusive na Casa, Daiane e Daniele levam uma vida como qualquer outra jovem de suas idades, porém sem se esquecerem da responsabilidade assumida no plano espiritual. Desta forma, coordenam todo o trabalho de pintura, sob a influência de Rafael, responsável espiritual pelas atividades a elas confiadas.

Ambas têm se apresentado em diversas cidades do Brasil, com destaque para o Programa Rede Visão do Alamar Régis, bem como da inauguração, em 1º de setembro/02, do programa Espírita Ampla Visão da TV Gazeta, todos com sucesso.

Porém, a pictografia não é nossa única fonte de renda, como já o dissemos. Até mesmo porque o que se arrecada não é suficiente, tendo inclusive meses em que não há a pintura e nem por isso os compromissos deixam de ser honrados. Muito se questiona sobre a venda das telas mediúnicas, surgindo, até mesmo, dúvidas quanto à sua aceitabilidade no meio espírita. Sabemos, no entanto, que o dinheiro é necessário, que é por meio dele que se concretizam os planos de auxílio ao próximo traçados pela própria espiritualidade. O dinheiro não é objeto de pecado, como alguns desejam fazer crer, ele é bom, são os homens que fazem mau uso dele, invertendo os valores.

O nosso projeto é grande e temos muito a fazer! E a Colônia nos possibilita também a ajudar as Casas que também precisam de um lugar para internar os dependentes químicos, deficientes, idosos e também os depressivos necessitados de tratamento, pois sabemos que este é o mal do século. Está na hora de unirmos nossas forças em prol daqueles que necessitam, porque a seara do Cristo é grande e não podemos mais cruzar os braços diante de tantos sofrimentos.

Para se ter uma idéia melhor do que defendemos, só mesmo conhecendo a obra, para que possam entender sua importância, que nós assumimos um compromisso colocando o Projeto como prioridade em nossas vidas, o qual exige renúncia e desprendimento. As próprias viagens para as pinturas exigem isso, pois não é fácil, alguns têm que se deslocar de suas casas deixando a família, às vezes por vários dias, para realizar a pintura. Inclusive as médiuns, Daiane e Daniele, que sacrificam seus finais de semana, aulas e férias escolares para dedicarem-se ao Projeto Renascer.

Dizemos tudo isso para que tenham a certeza de que, se nos abrirem as portas das Casas Espíritas de vocês para realizarmos a pictografia e, se fizermos algo de errado ou que a espiritualidade desaprove com o dinheiro vindo da mesma, com certeza a culpa será exclusivamente nossa e seremos nós que teremos de prestar contas à Deus. Vocês terão feito a parte de vocês, ou seja, deram oportunidade para o trabalho àqueles que buscaram sua ajuda. As próprias obras espíritas nos alertam: se nos desviarmos do caminho do bem os Espíritos superiores nos abandonarão. E durante os trabalhos perceberão que trabalhamos com Deus, pois ela emociona a todos pela beleza, harmonia e pela paz que irradia no ambiente, sendo, por si só, uma prova de que é feito com amor.

Para melhor compreensão do referido trabalho, salientamos que divide-se em duas etapas:

• Pintura em óleo sobre tela: Utiliza-se telas de maior tamanho, e tinta a óleo, e as mesmas têm preços diversos. Impressionam pela riqueza de detalhes e sua beleza.

Pintura acrílica: sobre tela padrão 40 x 60cm designada Arte e Cura. Estas telas levam em seu verso uma mensagem psicografada onde em meio a muitas outras a pessoa escolhe a sua, de forma aleatória, bastando apenas que mentalize no seu problema, ou em caso de presentear alguém, no problema do destinatário. Auxilia através das formas e das cores, quando os pintores as manipulam de maneira a trazer equilíbrio e harmonização à pessoa, daí designar-se Arte e Cura. Após se escolher a tela, leva-a até a médium para que os pintores possam pintá-la. Ao ler a mensagem no verso, a pessoa sentirá que vai de encontro ao que ela necessitava.

Todo o recurso, frisamos, é aplicado integralmente nas obras assistenciais e de construção e manutenção da Colônia Renascer. Conheça mais sobre o Projeto acessando o link.

Maiores detalhes podem ser obtidos através de nossos telefones ou e-mail.

 
Contribua com o projeto comprando uma de nossas obras pictografadas.

Qual a função da arte?

Promover o bem, a concórdia e o
despertamento com vistas ao progresso e
aperfeiçoamento dos elementos espirituais e
materiais da criação de Deus.

A arte bem compreendida é poderoso meio
de elevação e renovação. É a fonte das
mais puras alegrias; ela embeleza a vida,
sustenta e consola nas provas e traça com
antecedência para o espírito os caminhos
dos céus.
(Arte e Espiritismo)

“A arte deve ser o belo criando o bom.”
(André Luiz)

Seara de Luz | Rua Bartolomeu Bueno, Setor Aeroporto Sul. CEP: 76.200-000 - Iporá-GO | (0xx64) 674-4269 | Desenvolvido por